quinta-feira, 21 de maio de 2009

Novo Enem e fim das disciplinas do ensino médio serão debatidos em encontro do MEC

Plantão | Publicada em 21/05/2009 às 20h24m

O Globo

RIO - O Fórum dos Coordenadores Estaduais do Ensino Médio e a Secretaria da Educação Básica do Ministério da Educação discutem, nesta terça e quarta-feira, o novo Enem e mudanças no currículo do ensino médio.

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o novo ensino médio é um programa de apoio técnico e financeiro oferecido às redes estaduais que desejam melhorar a qualidade do ensino.

Entre as inovações que o MEC sugere estão a ampliação da carga horária dos três anos do ensino médio para três mil horas (hoje são 2.400 horas); a leitura como elemento central e básico em todas as disciplinas; estudo da teoria aplicada à prática; fomento às atividades culturais; professor com dedicação exclusiva.

Colocar a leitura no centro do currículo, segundo Maria Eveline, tem o objetivo de preparar o cidadão para ter êxito tanto nos estudos como na vida.Às vezes, a dificuldade do estudante não está no conteúdo da disciplina, mas na forma de ler e de interpretar os códigos, diz a coordenadora.

O diretor de avaliação da educação básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Heliton Ribeiro Tavares, vai apresentar o novo Exame Nacional do Ensino Médio, proposto pelo MEC. Os modelos de provas, o número de questões, a segurança da aplicação, o calendário. No mesmo encontro, o fórum vai saber do andamento do debate sobre a revisão das diretrizes curriculares do ensino médio. Esse tema será abordado pelos consultores Antônio Flávio Barbosa, da PUC-RJ, e Alfredo Veiga Neto, da UFRGS.

HTTP://oglobo.globo.com/educação/mat/2009/05/21/novo-enem-fim-das-disciplinas

2 comentários:

  1. Concordo plenamente com a Maria Eveline pois,fiz estágio no ensino médio e observei que os alunos tem muita dificuldade de interpretaçao.Acredito que é um erro e tem tempo de ser corrigido.
    Os educadores do ensiso fundamental devem trabalhar melhor esta questão pois,a solução para este problema que frustam os estudantes está no Ensino Fundamental.

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  2. É VERDADE QUE O PROOBLEMA É 'BÁSICO' E COMEÇA EM CASA,ANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. FALTA DE EXPERIÊNCIAS E INTERESSE PELO LETRAMENTO JÁ VEM DE CASA.
    MAS O QUE FAZER COM ESSE ALUNO SEMIESCOLARIZADO QUE CHEGOU NO ENSINO MÉDIO E ESTÁ NAS UNIVERSIDADES?
    QUEM DEVE FAZER O QUE COM ELES?
    POR QUE NÃO FAZEMOS? SOMOS ACADÊMICOS GRADUADOS E ESSA NÃO É NOSSA FUNÇÃO?!
    QUEM MELHOR PARA FAZÊ-LO? VAI VER QUE O PROBLEMA É ESSE: OS ACADÊMICOS QUE SABEM TANTO FAZEM QUASE NADA E NA VERDADE SABEM FALAR, MAS NÃO SABEM COMO COLOCAR EM PRÁTICA.

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